Socialismo utópico
Em síntese, o "socialismo utópico" pode ser definido como um conjunto de idéias que se caracterizaram pela crítica ao capitalismo, muitas vezes ingênua e inconsistente, buscando, ao mesmo tempo, a igualdade entre os indivíduos. Em linhas gerais, combate-se a propriedade privada dos meios de produção como única alternativa para se atingir tal fim. A ausência de fundamentação científica é o traço determinante dessas idéias. Pode-se dizer que seus autores, preocupados com os problemas de justiça social e igualdade, deixavam-se levar por sonhos. Não foi por acaso que Karl Marx denominou os socialistas utópicos de "românticos".
Os princípios básicos do socialismo utópico podem ser resumidos assim:
- crítica ao liberalismo econômico, sobretudo à livre concorrência.
- formação de comunidades auto-suficientes, onde os homens, através da livre cooperação, teriam sus necessidades satisfeitas.
- organização, em escala nacional, de um sistema de cooperativas de trabalhadores que negociariam, entre si, a troca de bens e serviços.
- atuação do Estado que, através da centralização da economia, evitaria os abusos típicos do capitalismo.
Caique Bastos 2° ano
5 comentários:
O socialismo utópico caracteriza a propiedade privada como o estopim para a desigualdade entre os indivíduos.
Anny Caroline, 2º ano EM
Este texto esta bem claro o que foi o socialismo, uma luta contra o capitalismo, uma busca por uma soiedade mais justa entre todos.Se resumindo em alguns princípios básicos, como na economia, política, sociedade em geral, por homens livre e trabalhadores...
Por: Inalda Mata de Oliveira Netta
Muito interessante o pensamento do socialismo utópico, já que o mundo estava completamente voltado para o capitalismo e isso o tornava cada vez mais ganancioso, então era importante que exitisse um pensamento que repenssasse esse "estilo de vida".
Por Denise Sales
Como o texto disse o Socialismo Utópico pode ser definido como um conjunto de idéias que se caracterizaram pela crítica ao capitalismo.
Caique Bastos 2°
- crítica ao liberalismo econômico, sobretudo à livre concorrência.
Esse tópico postado é interessante pois a livre concorrência é uma característica capitalista e o Socialismo vai de encontro com pensamentos de origem capitalista, então percebe-se uma contradição.
Por Denise Sales
Postar um comentário