Socialismo Utópico
O nome Socialismo Utópico vem da obra do (livro Utopia) de Thomas More. O socialismo Utópico teve como pensadores Saint-Somon, Charles Fourier, Lois Blanc, robert Owen. Esses teóricos tinham o principio de uma sociedade ideal sem indicar os meios para alcançá-la. O autor Thomas more imaginava uma sociedade de iguais. No século XVIII, o revolucionário gracchus Babeuf, escreve o "Manifestos dos Iguais" que coloca o abismo que separa a igualdade formal de tríade liberdade, igualdade e fraternidade,e a desigualdade real.
As críticas ao "liberalismo" resultam da construção de que a livre concorrencia não trouxe o equilíbrio prometido, e ao contrario, instaurou uma ordem injusta e imoral.
Em 1864, é fundada em Londres a Associação Internacional dos trabalhadores, mais tarde conhecida como Primeira Internacional, visando a luta pela emancipação do proletário. Esta união de grupos operários de vários países Europeus teve em Max seu principal inspirador.
4 comentários:
Gostei do texto, o socialismo na sociedade caracteriza a igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação. O que foi lutado por muitos como Thomas que descreve como "Manifestos dos Iguais" .
Por: Inalda Mata de Oliveira Netta
É interessante que exista um pensamento que confronte o capitalismo, já que esse "estilo" provoca uma enorme desigualdade na sociedade.
Por Denise Sales
è o Socialismo Utópico refelete "igualdade para todos" "Manifestos dos Iguais" que coloca o abismo que separa a igualdade formal de tríade liberdade, igualdade e fraternidade,e a desigualdade real.
Meninas, vocês pontuaram a ideia de "igualdade para todos", mas nesta sociedade em que vivemos, quais ações que podem ser aplicadas para alcançar tal igualdade?
Prof.ª Érica Borges
Postar um comentário